Hexagrama    Informação e Conhecimento

Informação é o conteúdo de uma mensagem que muda comportamento.
Conhecimento é a aplicação pragmática dessa informação.

 

Alguns documentos necessitam do Adobe Reader para serem visualizados.
Clique aqui para obter gratuitamente o Adobe Reader.

No.

ASSUNTO

DATA

008 Planejamento de atividades - Parte 1: Guia para detectar problemas

Propõe-se um processo, subdividido em fases seqüenciais, o qual parte desde o enunciado do obstáculo, até encontrar a causa relevante do problema. Apresenta o Método Kepner-Tregoe, a metodologia de Osborn-Parnes, o diagrama de Ishikawa, e na sua essência utiliza conceitos de causa e efeito, e feed back.
Leia mais...


Planejamento de atividades - Parte 2: Guia para tomada de decisões

Propõe-se um processo seqüencial utilizando-se os métodos GUT, Pair comparison ou comparação par-a-par. Em sua essência utiliza critérios como bases para decisões racionais.
Leia mais...

18/01/2006
007 Conhecimento tácito e conhecimento explícito

Propõe-se o desenho de um mapa mental em camadas, com base em estudos de J.I. Pozo, onde com base numa visão sistêmica, integram-se os valores, as crenças, o pensamento dedutivo e intuitivo, os dados e as informações.
Leia mais...

18/01/2006
006 Para que desenvolver um projeto de KM

A Gestão do Conhecimento passa pelo estabelecimento dos capitais clientes, pessoas e intangíveis, levantados com base em discussões e pesquisas internas numa forma taylor-made. Os indicadores desenvolvidos para cada capital, colocados em gráficos denominados doxogramas são unidos em um sistema de causa e efeito. A união dos três doxogramas dá origem ao Eidograma, isto é a imagem sistêmica que a empresa apresenta face aos três capitais intelectuais visando agora atingir resultados e aumentar a competitividade.
Leia mais...

19/11/2004
005 O planejamento e a implementação no gerenciamento das atividades

A utilização prática da dedução, da intuição e da heurística, bem como os pensamentos divergentes e convergentes, embasam a Análise de Problemas, Tomada de Decisões e Análise de Problemas Potenciais todos passíveis de serem selecionados no ciclo da qualidade das atividades de uma organização. As referências fundamentais foram extraídas de Francis Bacon e do Criative Problem Solving (CPS).
Leia mais...

19/11/2004
004 Desperte para o Capital Intelectual de sua organização

Uma organização possui Capital Tangível e Intangível.
O Capital cliente mede a Satisfação e o Retorno
O Capital Humano mede a eficiência e a competência dos funcionários.
O Capital Intangível (acervo, operação e inovação) mede a aplicação prática dos conceitos.
A abordagem permite elaborar sínteses que levam às ações táticas imediatas, observando-se simultaneamente os doxogramas, gerando a Imagem Qualitativa da Empresa.
Em função da seleção dos vetores que compõem os doxogramas pode-se inferir fatos relevantes que constituem a matéria prima para estas sínteses.
Olhando-se o conjunto das imagens desenhadas, como um sistema iterativo entre Clientes, Pessoas e Processos, esboçam-se várias estratégias.
Leia mais...

14/03/2003
003 Você conhece o capital intelectual de sua organização - parte 1

O capital intelectual é um bem intangível composto – na nossa visão - pelos clientes e corpo funcional, acervo e inovação. O retorno do capital se dá por meio da utilização prática resultante da eficiência ao atendimento das demandas, esta é a diferença em relação ao capital tangível que é universalmente padronizado e contabilizado.
Capital Intelectual é “conhecimento” posto em nova e mais aproveitável embalagem.
(Adaptado de Capital Intelectual – Thomas A. Stewart – Editora Campus)
Esse “conhecimento” se transforma em um ativo que gera recursos financeiros para sua organização.
Leia mais...

24/09/2003
O que estamos oferecendo - parte 2

a) Conhecer o Capital Intelectual (IC ou Intelectual Capital)
b) Introduzir a aprendizagem organizacional
c) Criar as bases para a preservação e transferência dos conhecimentos
Esta forma moderna de administrar é adaptável e deve ser projetada taylor made para sua organização cujos resultados são:
1) Melhorias no desempenho econômico
2) Transformação do conhecimento em recursos geradores de oportunidades
3) Compartilhamento de soluções efetivas
A proposta deste texto é mostrar como se desenvolve o fluxo para a implantação de KM.
Leia mais...

21/11/2003
Metodologia para implantação da Gestão do Conhecimento - Capital Intelectual - parte 3

Leia mais...

24/02/2004
002 Uma diretriz para detectar desvios e buscar melhorias

Qualquer organização desempenha suas atividades com base em processos nem sempre explícitos. O primeiro passo será o de torná-los explícitos interagindo-os ciclicamente. A proposta desta diretriz é mostrar o maior número de áreas, e por meio de uma tabela informativa, adaptada da série ISO 9000, permitir visão mais pontual e analítica para orientar o diagnóstico.
Leia mais...

23/11/2002
001 Objetivo comum e interesses individuais

A partir de idéias extraídas do livro a Quinta Disciplina de Peter M. Senge, Editora Best Seller, adaptamos, para as organizações ou empresas, o conceito do sucesso alcançado pelas Escolas de Samba, durante os desfiles de carnaval.
O foco desta I&C, é mostrar a conciliação entre os interesses mais gerais e os particulares, que fazem o sucesso de uma organização ser alcançado.
Leia mais...

17/08/2002